Apesar de ser mundialmente conhecido pela obra As Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis escreveu mais de 40 livros. Professor de Literatura Medieval e Renascentista da Universidade de Oxford, Lewis era fascinado pelos acontecimentos de outras épocas e eras, o que pode ser facilmente notado na complexidade do mundo que ele criou com Nárnia. Também era um estudioso do cristianismo, doutrina religiosa que influenciou fortemente em sua produção intelectual.
Clive Staples Lewis nasceu em 29 de novembro de 1898, em Belfast, capital da Irlanda. Como sua família era protestante, logo mudou-se para a Inglaterra, onde estudou literatura medieval e cristianismo. Teve um irmão, que nasceu quando sua família ainda vivia na Irlanda: Warren era três anos mais novo que Clive. A mãe dos dois morreu dez anos depois do nascimento de C.S. Lewis, fato que influenciou fortemente sua fé, tanto que, aos 21 anos, declarou-se ateu.
Quem trouxe Clive Lewis de volta ao cristianismo foram os amigos - T.S. Eliot e J.R.R. Tolkien, em 1931. Os primeiros contados com mitologia aconteceram na adolescência, quando ele passou a se interessar pelas lendas nórdicas e celtas.
Entre 1925 e 1954, Lewis foi professor de Literatura Medieval e Renassentista na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Nessa época já integrava um importante grupo que discutia literatura, o qual tinha Tolkien, Charles Williams e Owen Barfield como membros.
A carreira como escritor já havia começado, mas era restrita à teses acadêmicas. O primeiro trabalho de ficção escrito por Lewis foi The Pilgrim's Regress, o qual continha elementos da experiência do autor com o cristianismo. As Crônicas de Nárnia é o terceiro trabalho de ficção de Lewis. Foi neste trabalho que o irlandês pode mostrar seu apurado conhecimento em mitologia grega, romana e nórdica, e, ao mesmo tempo imprimir uma marca pessoal na concepção de seu mundo de fábula. Bem como as obras anteriores, elementos do cristianismo estão presentes também nesta criação.
C.S. Lewis morreu em 22 de novembro de 1963, em Oxford, ao lado de seu irmão, Warren. Curiosamente, a morte do escritor foi pouquíssimo noticiada, pois aconteceu no mesmo dia do assassinato do presidente americano John Kennedy. Escritores contemporâneos de literatura juvenil inglesa já revelaram ser fortemente influenciados pelo trabalho de Lewis. É o caso de Daniel Hundler (de A Series of Unfortunate Events), Eoin Colfer (de Artemis Fow) e, claro, J.K. Rowling, que já contou ter prestado uma homenagem a Lewis na saga Harry Potter. O nome Cedric Diggory, personagem de O Cálice de Fogo, é uma referência a Digory Kirke, personagem de Crônicas de Nárnia, principalmente no livro O Sobrinho do Mago.
Para os fãs Está à venda no Brasil uma coletânea com seis livros da obra Crônicas de Nárnia. Só não há, ainda, o último livro da coleção, chamado The Last Battle, que não ganhou tradução em português por aqui. |
|
2 |
TOP 10
jogos categorias:
A Equipe Diversos promete um site sensacional que você irá gostar muito essa equipe é muito legal,mas em breve essa equipe será maior do que pensamos, Aqui embaixo a nunven de Tags.
OBG pela atenção
TV NARNIA